MISSÃO HUMANITÁRIA

Força Aérea Brasileira transporta doações para vítimas das enchentes no RS

Operação Taquari leva donativos provenientes de campanhas para regiões atingidas
Publicada em: 21/09/2023 14:51
Imprimir
Fonte: BACO, por Tenente Maiara
Edição: Agência Força Aérea

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram donativos para a Defesa Civil de Canoas, com o intuito de serem destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). No contexto da Operação Taquari, o transporte aconteceu no dia 12/09, após arrecadação proveniente de campanhas referentes às necessidades das regiões atingidas.

Nos dias 15 e 16/09, o Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO) disponibilizou suas viaturas e militares para apoiar a Defesa Civil nas missões de entrega de mantimentos na cidade de Lajeado (RS) e na distribuição e entrega de mais de uma tonelada e meia de alimentos e 1.500 itens de higiene e de limpeza para famílias de comunidades ribeirinhas afetadas pelas fortes chuvas da cidade de Canoas (RS).

"Nós, da Base Aérea de Canoas (BACO), junto à Defesa Civil, auxiliamos na entrega de cestas básicas para diversos habitantes de Canoas que estão sofrendo com alagamentos. É sempre uma grata satisfação poder ajudar a população brasileira", expressou o Comandante do Terceiro Pelotão de Polícia da Aeronáutica do GSD-CO, Tenente Robson Lopes Junior, que coordenou a equipe de soldados na Operação.

Além do GSD-CO, estiveram envolvidos o Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) - Esquadrão Phoenix e o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5° ETA) - Esquadrão Pégaso.

No sábado (16/09), a missão iniciou na sede da Defesa Civil, onde dois caminhões foram carregados com kits para distribuição às famílias atingidas pelas cheias do Rio dos Sinos, em Canoas (RS). A FAB esteve empenhada em contribuir com a ação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, que estiveram envolvidos na entrega de donativos nas comunidades da Praia de Paquetá. As entregas seguiram parte do percurso nos caminhões, e o restante do caminho foi feito até as residências via embarcações.

"A Defesa Civil tem orientado sobre os riscos às áreas afetadas, mas sabemos da resistência das pessoas em deixarem suas residências e temos tentado dar esse suporte de entrega de mantimentos e atendimentos médicos. O papel da Defesa Civil perante à Prefeitura de Canoas é prestar auxílio social, dar apoio como foi feito com o auxílio da Força Aérea, entrega de kits de alimentação, higiene e limpeza. Sabemos da dificuldade das pessoas em saírem da 'Prainha' para poderem ir até um supermercado ou deslocarem-se em meio às cheias. Por isso, desenvolvemos este trabalho”, destacou o Secretário Adjunto da Defesa Civil de Canoas, Igor Sousa.

A Operação Taquari não tem data para terminar e a FAB está empenhada em dar continuidade à missão para contribuir com as famílias que passam pela atual dificuldade. Autoridades locais têm reforçado o alerta de mais chuvas na região, mantendo o monitoramento e o acompanhamento das famílias afligidas.

“Este é o papel da Defesa Civil e gostaria de agradecer à Força Aérea Brasileira por estarem contribuindo conosco, levando donativos para outras cidades afetadas e também contribuindo aqui na cidade de Canoas”, completou o Secretário Igor Sousa.

Fotos: Sargento Rosana e Sargento Luiz Fernando / BACO

imagens/original/46260/IMG_4785.JPG
imagens/original/46260/IMG_4833.JPG
imagens/original/46260/IMG_4848.JPG
imagens/original/46260/IMG_4853.JPG
imagens/original/46260/IMG_6878.JPG
imagens/original/46260/IMG_6882.JPG
imagens/original/46260/IMG_6908.JPG
imagens/original/46260/_MG_6872.JPG
imagens/original/46260/_MG_6893.JPG
imagens/original/46260/_MG_6904.JPG